Organizado pelo Laboratório de Experimentação em História Social (LEHS), os Encontros Coloniais surgiram em 2012 como forma de coadunar debates entre pesquisadores(as) que se empenham na investigação sobre o Brasil e a América colonial. O LEHS, sediado no Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), há mais de 12 anos estimula e apoia estudantes de graduação e pós graduação que investigam o universo colonial, realizando eventos nacionais e internacionais, incluindo simpósios, palestras e encontros, o que possibilita a troca e o crescimento dos(as) pesquisadores(as) envolvidos(as) e da comunidade historiadora da UFRN e do Brasil.
Em sua quinta edição, os Encontros Coloniais pretendem reunir especialistas de História Colonial para debater os trabalhos apresentados pelos(as) alunos(as) que desenvolvem pesquisa juntamente ao LEHS. O evento consistirá em Mesas-redondas e um conjunto de Sessões coordenadas pelos(as) professores(as) convidados(as), nas quais serão discutidos esses trabalhos em formato de papers pré-circulados.
O objetivo do evento é fortalecer a produção acadêmica dos(as) alunos(as) de graduação e pós-graduação em História da UFRN; permitir o diálogo entre docentes de diversas universidades do país e afora; aprofundar a discussão historiográfica sobre o universo colonial; possibilitar a aproximação dos(as) alunos(as) da graduação com o mundo acadêmico; além de inteirar todos(as) aqueles(as) que tenham interesse em conhecer e se aprofundar na História Colonial do Rio Grande do Norte, assim como das demais capitanias/ estados do Brasil.
Comissão Organizadora
Sobre o LEHS
O Laboratório de Experimentação em História Social (LEHS) surgiu em 2009 sob a coordenação da Dra. Carmen Alveal, professora do departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Sua iniciativa dedica-se ao ensino, à pesquisa, à inovação metodológica e ao incentivo da práxis de experimentação e de colaboração no cotidiano do(a) historiador(a). Pretende-se, em sua articulação com o Departamento de História da UFRN, manter o laboratório em contínua atividade de pesquisa, ensino e extensão, associada principalmente à área de História do Brasil e voltada para o campo da História Social.
